Por Thainá Marani

O programa 10S consiste em atividades educacionais que, praticadas por todos, resultarão em um ambiente — casa, local de trabalho, clubes, parques etc — funcional, organizado, limpo, agradável, seguro, produtivo, alegre e harmônico. A proposta é conscientizar a todos de que é possível contribuir com ações diversas para ter uma sociedade mais digna e justa. Essas ações são de responsabilidade social, com ética e moral, em que o comprometimento das pessoas é fundamental para o sucesso.

O programa teve início na década de 1950, desenvolvido por organizações japonesas e difundidas mundialmente, provocando diversas melhorias no âmbito empresarial, sendo que algumas foram estendidas a outros setores da sociedade. Seu objetivo principal é a disseminação de práticas de Responsabilidade Social para proporcionar recursos que atendam às carências da sociedade. Além das partes legais como pagamentos de impostos, o programa tem como compromisso toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos clientes, colaboradores e, principalmente, da sociedade. Esse programa começou na verdade com os primeiros 5S, mas num determinado momento, surgiu a necessidade de ampliação e complementação dos iniciais, com o objetivo principal de promover a responsabilidade social: os “S” iniciais tinham um foco maior no processo e, o benefício final era da empresa; os novos “S” são mais pessoais: foca mais a equipe de trabalho.

1º- SEIRI: Senso de utilização

O ponto inicial do 1º senso é separar o que é essencial no ambiente de trabalho, eliminando tudo o que for supérfluo, utilizando os recursos disponíveis de acordo com as necessidades e adequação, evitando excessos, desperdícios e má utilização.

2º- SEITON: Senso de ordenação

Organizar o local para achar com facilidade qualquer objeto necessário. Identificar o que se utiliza, colocando etiquetas brancas ou coloridas, rótulos, palavras-chave etc. Ter somente o que é necessário, na quantidade certa, no lugar adequado.

3º- SEISO: Senso de limpeza

Deixe tudo limpo. A melhor interpretação para o senso de limpeza é: após utilizar um determinado objeto, deixe-o limpo, nas melhores condições de uso possível.

4º- SEIKETSU: Senso de saúde e higiene

Ter o ambiente de trabalho voltado à saúde e higiene.

É preciso verificar, por exemplo, o estado dos banheiros, dos sanitários, dos refeitórios, das geladeiras (inclusive se os alimentos que se encontram dentro delas estão bem armazenados e com as datas dentro da validade), e áreas operacionais.

Busca, também, a questão da higiene mental: é necessária a existência de um clima bom de trabalho, com conforto, segurança e com relações saudáveis entre todos os setores da organização para que o programa possa ser plenamente desenvolvido.

5º- SHITSUKE: Senso de autodisciplina

Significa cumprir os procedimentos operacionais e padrões estabelecidos pela empresa. Esse é o S mais complexo de todos, porque se trata de uma mudança de hábito e cultura das pessoas, o momento em que os colaboradores já devem executar as tarefas do cotidiano como hábito. A autodisciplina requer o constante aperfeiçoamento.

6º- SHIKARI YARO: Senso de determinação e união

Participação determinada dos gestores em parceria com os colaboradores, desenvolvendo o espírito de equipe. O exemplo vem da alta administração. Motivação, liderança e comunicação são as chaves desse senso. Os gestores devem ser participativos e verdadeiros líderes para que todos se engajem no processo, levando assim, ao sucesso da organização.

7º- SHIDO: Senso de treinamento

Tem como objetivo o treinamento do profissional e a educação das pessoas. Essas ações qualificam o profissional e engrandecem o ser humano, que passa a ter maior motivação e iniciativa, essenciais no cenário atual.

Na administração moderna, o ser humano é e sempre será considerado o elemento de maior valor, pois é por meio dele que se obtêm os melhores resultados planejados. A organização deve desenvolver as pessoas para que elas tenham a oportunidade de se tornarem grandes talentos.

8º- SETSUYAKU: Senso de economia e combate aos desperdícios

Esse senso trata de ações que combatem os desperdícios, reduzindo o custo e aumentando a produtividade. Programa 3R (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar).

Combater o desperdício na organização é fundamental para evitar perdas e dessa forma melhorar os resultados da empresa.

9º- SHISEI RINRI: Senso dos princípios morais e éticos

Ser ético é, além de outros fatores, voltar a sua conduta, seus valores e suas crenças ao sentido do equilíbrio e bom relacionamento social, para que não haja prejuízos à organização e aos demais membros da equipe.

A empresa deve incentivar e valorizar a conduta exemplar na busca dos princípios morais e éticos de seus colaboradores, criando o compromisso destes com suas atitudes e comportamento, procurando sempre ser leal com os clientes, partes interessadas e com a própria organização.

10º- SEKININ SHAKAI: Senso de responsabilidade social

Compromisso da organização para com a sociedade. Toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Após a realização do programa, para monitorar a eficácia, é preciso realizar uma avaliação, acompanhando os critérios definidos para cada S, nos quais avaliam-se 50 itens. Esta deve ser realizada periodicamente e por dois avaliadores treinados.

O programa em si não gera nenhuma certificação para a empresa que o utiliza, porém facilita esse caminho, uma vez que reestrutura e organiza a empresa como um todo. Manter sua empresa organizada e padronizada é um ótimo caminho para o sucesso!