Por Ana Luisa Simon

Você sabe a diferença entre Segurança Alimentar e Segurança do Alimento? Pode parecer a mesma coisa, mas significam coisas diferentes – basicamente, um trata da garantia da qualidade do produto e o outro de direitos ao consumo de alimentos! E com frequência nos deparamos com uma confusão no uso desses termos, por leigos e também por profissionais da área da saúde.

Segurança Alimentar: é um termo mais amplo que tem como definição a garantia do acesso ao alimento seguro, em quantidade adequada e com preço justo. Vem do inglês ‘Food Security’ e diz respeito à implantação de políticas públicas com o intuito de garantir a todas as pessoas, em todas as épocas e no mundo todo, o direito de acesso a alimentos em qualidade nutricional e quantidade apropriadas para uma vida saudável e ativa.

Segurança do Alimento: se refere à qualidade do alimento consumido. Segurança do Alimento vem do inglês ‘Food Safety’, que significa a prática de medidas que permitem o controle de qualquer agente que, em contato com o alimento, promova risco à saúde do consumidor ou coloque em risco a sua integridade física, ou seja, é a garantia de que os mesmos são saudáveis, sem a presença de contaminantes, desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo. Já falamos sobre esses agentes aqui no blog [https://blog.qualinut.com.br/alimento-seguro/tipos-de-contaminacao-dentro-de-uma-cozinha/].

A cultura de Segurança de Alimentos deve ser disseminada claramente entre a hierarquia de uma indústria de alimentos, tanto pelos colaboradores, quanto pela diretoria.

Esse é o principal foco da Qualinut – até por isso, nosso logo traz o termo ‘Alimento Seguro’!