Por Beatriz Lins

Você sabe como deve ser feito a ventilação dentro de uma cozinha? Os ambientes de manipulação necessitam de ventilação? É permitido o uso de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores ou outros equipamentos semelhantes?

A resposta é sim: as cozinhas industriais e ambientes de manipulação precisam ter uma boa ventilação, que assegure o conforto térmico e troca de ar constante e isso se faz necessário por dois fatores. Primeiro o ambiente de trabalho precisa ser saudável, os funcionários devem dispor de todas as condições adequadas para execução de suas tarefas e o segundo ponto é sobre a contaminação dos alimentos, alimentos que são mantidos em ambientes com temperatura inadequada estão sujeitos ao crescimento de bactérias.

E como deve ser feita a ventilação desses ambientes: é permitido o uso de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado? Sim, são permitidas a utilização desses equipamentos, porém é necessário ter atenção para as regras de utilização.

Locais que utilizam aparelhos de ar-condicionado devem seguir uma série de normas para garantir a qualidade dos alimentos. Os aparelhos devem garantir o conforto térmico em todo o ambiente, mas atenção pois, os mesmos devem ser instalados em locais que não incidam diretamente nos alimentos a fim de evitar possíveis contaminações, além disso os equipamentos devem passar por manutenções periódicas para que seja feita a limpeza e troca periódica dos filtros de acordo com a legislação.

Para os estabelecimentos que utilizam ventiladores ATENÇÃO; pois esses locais também devem seguir algumas regras:

– A mais importante é que os ventiladores não podem ser usados nas áreas onde são realizadas as atividades de pré-preparo, preparo e embalagem de alimentos,

– Além disso, é proibido o uso desses equipamentos com aspersão de neblina;

– Os ventiladores precisam passar por manutenções e limpezas periódicas e

Devem ser instalados em locais onde não há a incidência da ventilação diretamente sobre os alimentos, ornamentos e as plantas nas áreas comuns.

Além disso a ventilação deve ser feita seguindo sempre o fluxo da área limpa para área suja, a fim de evitar a contaminação dos alimentos durante a manipulação.

O ideal é que “em locais em que a boa qualidade do ar e o conforto térmico não possam ser assegurados por meio de aberturas na edificação, devem ser instalados sistemas de climatização compatíveis com as dimensões das instalações, o número de ocupantes e as características do processo produtivo, de acordo com os parâmetros e os critérios estabelecidos na legislação específica”.

Ficou com alguma dúvida ou quer entender mais sobre o processo de ventilação em cozinhas entre em contato com a gente, e não se esqueça esse é um item obrigatório para o seu estabelecimento.