Por Thainá Marani

Diferenciar-se da concorrência com atenção aos detalhes e a higiene.

É nítido como a sociedade vem aumentando progressivamente o consumo em restaurantes. Com o crescimento da demanda, é normal aumentar as suas concorrências.

De acordo com um estudo da Unijorge – Centro Universitário Jorge Amado, Salvador, Bahia – realizado em 2014, a atenção aos detalhes é um fator decisivo para o cliente escolher entre a concorrência. Elementos como custo e cardápio perdem de lavada para o fator mais influenciador: Higiene e limpeza da cozinha e do ambiente.

Convidar ou sugerir que seus clientes consigam visitar sua cozinha e ver, por conta própria, como seus pratos são preparados pode ser um detalhe decisivo para a fidelização.

“Mas por que os clientes podem visitar as cozinhas dos restaurantes?”

Pois bem! Primeiro que é lei – fixar o aviso de “visite nossa cozinha” também é, então eles têm o direito constitucional de visitá-la:

O Projeto de Lei 5.938 de 2013 foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, que autoriza a visita dos clientes nas cozinhas dos restaurantes, bares, lanchonetes e outro estabelecimentos do ramo alimentício. Os clientes devem pedir para um funcionário para visitar – não podem simplesmente adentrar às dependências internas.

Segundo que, como mencionado antes, com uma maior concorrência, “ganhar o cliente” é importante, e a qualidade de um restaurante não se resume apenas ao prato que será consumido: uma cozinha limpa, a qualidade da matéria-prima e colaboradores bem apresentados, também surpreende positivamente o consumidor. Indo além de um mero cumprimento das exigências sanitárias, a higiene do local pode ser um atrativo do seu estabelecimento.

Sendo assim, a medida não deve ser vista como um meio de amedrontar ou penalizar os empreendedores. Pelo contrário: essa é uma oportunidade para demonstrar aos visitantes que o estabelecimento está atento e preocupa-se com a qualidade do serviço.

Para que os clientes possam visitar as cozinhas dos estabelecimentos é necessário seguir algumas regras:

– Visitar fora de horários de pico;

– Limitar um número máximo de visitas simultaneamente;

– Seguir as normas de boas práticas:

  • Utilizar touca descartável;
  • Não utilizar adornos;
  • Lavar as mãos;
  • Não fumar, cantar ou mascar goma;
  • Não entrar na área de manipulação com gripe ou qualquer quadro que represente risco de contaminação.

Se você ficou com alguma dúvida, ou precisa de mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco. A Qualinut terá o prazer de ajudá-lo(a).