Por Juliana Campos

Não necessariamente!

            Quando falamos sobre alimentação saudável nos referimos àquela que garante que organismo esteja recebendo todos os nutrientes necessários; é uma alimentação equilibrada, pensando na variedade, qualidade, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos – composta por porções de frutas, verduras, legumes e grãos integrais, com consumo reduzido de alimentos processados – que geralmente são ricos em açúcar, sódio, gorduras e aditivos alimentares.

            Já o termo “seguro” é utilizado para se referir ao alimento, do ponto de vista sanitário, ou seja, que não apresenta risco à saúde do indivíduo que o consome.

            Nem todo alimento saudável consegue ser seguro, porque a segurança depende da manipulação, do armazenamento, recebimento, distribuição e comercialização deste, por exemplo. Em outras palavras, alimento saudável e seguro deveria ser aquele alimento que além da riqueza em nutrientes naturais, oferece a garantia de que você não irá passar mal depois de comê-lo. Infelizmente, essa não é nossa realidade.

            Cada vez mais, alimentos minimamente processados estão envolvidos em surtos alimentares, e isso se deve ao fato de que nós, em sua grande maioria, estamos constantemente a procura de um estilo de vida mais saudável (se der para aliar o “ser saudável” com praticidade, melhor ainda). Só que por muitas vezes esquecemos que aquela fruta já lavada, descascada e cortada pode apresentar um risco; caso ela não tenha sido higienizada corretamente, ou se o manipulador não tiver usado luvas descartáveis da forma certa, se não tiver sido acondicionada em geladeira a tempo, ou se estiver passada, e por aí vai…

Produtos saudáveis normalmente são associados a menores teores de aditivos, ou seja, são rótulos clean label – quando você reconhece todos os nomes presentes no rótulo e lista de ingredientes como itens que você mesmo pode utilizar na cozinha da sua casa – não tem aquele aditivo de nome estranho com a pronúncia difícil.

Em contrapartida, nem todo alimento seguro é saudável! A chance de ocorrer uma falha importante e significativa que comprometa um lote de produção em grandes indústrias existe, mas é mais baixa do que pequenos produtores que não tem controle de qualidade e de restaurantes, onde muitos funcionários acabam fazendo na correria, sem prestar atenção ao que estão preparando.

De qualquer forma, se estamos falando de um alimento industrializado, provavelmente estamos falando de uma lista de ingredientes grande, com aditivos alimentares e a presença de açúcares, sódio e gorduras em excesso, ou seja, nada saudável. Um dos motivos para a indústria utilizar aditivos na produção de alimentos é a tecnológica, pois hoje em dia se é capaz de inibir o crescimento de uma série de micro-organismos através do uso de aditivos, aumentando a validade e resistência do produto original, por exemplo.

Resumindo: não há espaço para o erro quando o assunto é alimento seguro.

O colaborador não pode esquecer de lavar as mãos (tampouco lavar incorretamente), de manter as bancadas limpas e organizadas, de higienizar os utensílios seguramente, armazenar os itens em geladeira com temperatura adequada, higienizar hortifrútis respeitando tempo e concentração do produto sanitizante. Não há espaço para o erro, entenda. Se houver falha na manipulação e higiene, essa produção se torna um risco quando for ao mercado ser disponibilizada para venda e consumo.

            Estamos dizendo para você abandonar a busca por alimentos saudáveis e se afundar nos produtos ultraprocessados? Nãaaaaao (afinal esse texto está sendo escrito por uma nutricionista que preza sim, e muito, a alimentação natural e rica em vitaminas e minerais). Estamos te dizendo que não basta “só” ser saudável, tem que pesquisar a idoneidade da empresa produtora e procurar saber se eles cumprem processos para assegurar a qualidade higiênico sanitária daquilo que produzem.

            É importante se informar e dar preferência para comprar produtos de empresas sérias, credenciadas, certificadas, que são transparentes com você como consumidor. Equilíbrio, moderação e atenção na alimentação são fundamentais para garantir a parceria entre o ‘saudável’ e ‘seguro’ Empresas que respeitam sua saúde, aplicam as normas sanitárias em todos os processos de forma organizada, e principalmente comprovada. Toda cadeia produtiva precisa ser analisada criteriosamente para que os riscos sejam minimizados. Afinal, de uma coisa a gente tem certeza: ninguém come sabendo que vai passar mal depois. E nem deveria!

Ficou com dúvidas? Fale conosco! Fica tranquilo porque de alimento seguro, a gente entende =)