Por Thais Ono

O papel da consultora durante a visita tem como objetivo principal a transferência de conhecimentos e experiências para os colaboradores, de forma que eles cresçam e evoluam de acordo com as normas vigentes do país. Porém, muito mais do que isso, a visita da consultora envolve trabalho em equipe, desenvolvimento de técnicas efetivas e orientações que geram resultados com um diferencial no mercado.

Pensando nisso, os estabelecimentos e colaboradores devem aproveitar ao máximo o tempo da visita da consultora de modo que possam extrair o máximo de informações e orientações! Vamos contar para vocês algumas dicas importantes:

Dica nº1: Leia atentamente os relatórios de visita anteriores e estabeleça um Plano de Ação de melhorias. O relatório da visita é uma forma de mostrar para o cliente como está o estabelecimento frente as normas e se ele está evoluindo ou não. Além disso, é possível deixar registrado as dúvidas para serem solucionadas durante a visita e evitar reincidência de erros.

Elaboramos um relatório da forma mais detalhada possível para que o cliente entenda e possa tomar as medidas corretivas necessárias.

Dica nº2: Mantenha a higiene das instalações, equipamentos e utensílios. O visual do estabelecimento é a porta de entrada para avaliação da consultora durante a visita, além de prevenir a contaminação dos alimentos durante todo o processo de fabricação e manipulação.

Dica nº3: Mantenha os locais de armazenamento dos produtos organizados. A organização dos alimentos é primordial para verificação das validades e identificação dos produtos durante a visita. O armazenamento no sistema PVPS (primeiro que vence, primeiro que sai) evita encontrar produtos vencidos.

Dica nº4: Mantenha as planilhas de controle preenchidas e documentos organizados. Deixá-los em local de fácil acesso para verificação durante a visita, otimiza o tempo de busca, controlando todos os registros dos processos.

Dica nº5: Receba a consultora como parte da sua equipe! Essa talvez seja uma das dicas mais importantes: se o estabelecimento contratou uma empresa de consultoria, significa que está disposta a ouvir, de uma pessoa de fora da organização dicas e sugestões de melhorias de seus processos. A consultora não tem por que prejudicar algum colaborador ou a empresa, mas quer agregar valor ao serviço e garantir segurança alimentar!

Muitos estabelecimentos agem como se a visita da consultoria fosse uma fiscalização da vigilância sanitária; as auditorias sim, são criteriosas e devem ser levadas a sério! Mas a ideia é tornar a auditoria um evento leve e sem tensão. Se todos os estabelecimentos cuidarem de seus processos internos, de acordo com a legislação, tanto as auditorias prévias quanto as fiscalizações oficiais serão mais fáceis de trabalhar.

As dicas são superimportantes, mas a comunicação entre o cliente e a consultora é a chave de sucesso para um ótimo aproveitamento de visita. Dúvidas, sugestões, orientações de melhorias e prazos para execução indicam progresso e é dessa forma que buscamos trabalhar!