Por Qualinut Assessoria

O que é ser líder para você? Quais características você mais admira ou acha importantíssima que a liderança tenha?

Todos nós temos um modelo básico do que achamos ser um bom perfil de líder. Muitos acham que para isso não tem preparo e é por isso que muitas vezes, mesmo com uma equipe com um grande potencial, acabam não gerando os resultados que poderiam e acabam desmotivados – e aqui fica mais claro ainda que a boa liderança em um ambiente de trabalho é indispensável.

Todos nós podemos ser líderes, não é uma questão de dom: que uns nascem para isso e outros não, basta aprendemos como ser; o como vamos exercer essa liderança é que está o ponto central. Uns podem achar que, por naturalmente gostarem do controle já é o suficiente e outros por acharem que não tem o perfil se limitem a nem tentarem. Mas a liderança é mais do que ser o “chefe”, mais do que manter o controle e delegar funções. Não é uma questão de cargos, e sim de atitudes e escolhas. É a capacidade gerar resultados e se relacionar com a equipe.

Uma boa liderança é a que permite que a equipe cresça e seja independente, que estabeleça relações de confiança com empatia e responsabilidade. Que traga à tona os valores da empresa e que acredite no potencial de cada colaborador. Para isso é importante ter as habilidades técnicas, inteligência emocional e capacidade de desenvolver seus colaboradores.

E o líder de cozinha entra onde?

O líder precisa entender um pouco de tudo sobre o ambiente que a sua equipe faz parte. Ele precisa entender as necessidades, o dia a dia e a rotina de cada colaborador, precisa se colocar no lugar do outro e perceber a realidade daquele ambiente de trabalho.

Trazendo para o âmbito de cozinha, o líder deve sempre entender a importância do controle de qualidade, das boas práticas que se deve ter na cozinha com o alimento, dos principais temas que as legislações exigem e principalmente ser o primeiro a fazer e dar o exemplo. Toucas, uniforme, higiene pessoal, boas maneiras sempre serão observadas e, se o líder não vê a importância disso e não pratica, com que credibilidade passará a importância disso para sua equipe a ponto de realmente colocarem em prática?

Para ajudar nesse processo separamos 6 passos que você pode começar fazer hoje.

TOP 6 CARACTERISTICAS PARA SER UM BOM LIDER:

– Comunicação clara e coerente;

– Bom relacionamento interpessoal que conecte as pessoas;

– Conhecer bem os integrantes da equipe e tudo o que faz parte do ambiente de trabalho deles;

– Ter visão do futuro para se antecipar a problemas e propor soluções;

– Buscar atualização e desenvolvimento constante;

– Ser o primeiro a dar o exemplo

E ai? Acha que está no caminho certo?