Por Su Wenji
Uma comida gostosa e bem temperada, não é conseguida com a simples adição de sal. O segredo dos sabores preciosos e extraordinários das comidas é a diversificação do uso dos temperos. É graças a elas que conseguimos combinar e criar diferentes sabores, aromas e cores de acordo com o paladar e gostos individuais. Por isso, esqueça o sal, use-o com moderação! E se abra para o mundo dos temperos e condimentos. Descubra o verdadeiro sabor dos alimentos e o prazer pela comida de forma saudável e econômica!
Um dos maiores problemas da cozinha é o uso exagerado do sal como se ele fosse o segredo de uma comida saborosa. O consumo de sal pelos brasileiros chega a ultrapassar o dobro das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 5g/dia. No entanto, esse consumo elevado de sódio não é benéfico para a saúde, pois está associado a hipertensão arterial, pedras nos rins, desidratação e outros problemas se não tomado os devidos cuidados e moderar o consumo de sal.
Porém, a restrição de sal não precisa ser um problema na vida de ninguém e nem motivo de preocupação e estranhamento ao imaginar uma comida insossa. Existem outras formas de temperar a comida e torná-la tão saborosa e agradável quanto ao uso do sal, e melhor ainda, de forma muito mais saudável e nutritiva, explorando o mundo das ervas e especiarias, cujas quais estão historicamente presentes nas sociedades, constituindo pratos típicos e verdadeiras riquezas culinárias, passadas entre gerações. É uma diversidade de opções suficientes para harmonizar os sabores próprios dos alimentos e as expectativas de paladares mais aguçados e refinados.
Aqueles que optam pelos temperos naturais na preparação da comida ao invés do sal, estão também escolhendo uma alimentação mais saudável, pois as ervas e temperos naturais e frescas possuem consideráveis quantidades de fitoquímicas benéficas à saúde, devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.
São muitas as opções de temperos naturais que podem ser utilizados na comida para uma alimentação mais equilibrada, saudável, adequada e saborosa. Confira as dicas de temperos na lista abaixo e as sugestões de uso e aproveite para ganhar a sua dependência ao sal e seja feliz!
Alecrim: Temperar carne bovina, carne suína, batata inglesa assada.
Alho: Temperar carnes em geral, arroz e feijão, vegetais refogados.
Canela: Mingau de aveia, bolo e panqueca de banana, café com leite, chás.
Cardamomo: Pudins, geleias, arroz, chás, café.
Cebola: Temperar carnes em geral, arroz e feijão, crua na salada,
Cominho: Temperar peixes, camarão, frango cozido, sopas, guacamole.
Cúrcuma: Temperar carnes em geral, ensopados, omelete, sopas, arroz.
Cravo: Doces, chás, bolos.
Gengibre: Temperar carnes em geral, creme de abóbora, suco de melancia, chás.
Hortelã: Suco de abacaxi, tabule, quibe, chás, água aromatizada, saladas.
Salsa: Purê de abóbora, molhos para carnes, sopas, saladas.
Manjericão: Temperar carnes em geral, molho de tomate, massas.
Noz moscada: Temperar aves, purês de legumes, receitas que levam queijo e leite (quiche, molho branco), café com leite.
Orégano: Temperar carnes em geral, molho de tomate, omelete, queijos, vegetais refogados.
Páprica: Temperar carnes em geral, feijão preto, molhos, batatas, outros vegetais.
Pimenta do reino: Temperar carnes em geral, molhos, guacamole, sopas, omelete, feijão, risotos, massas, frutos do mar
Tomilho: massas, risotos, carnes vermelhas, peixes, caldinhos de feijão e com legumes refogados