Por Bianca Martins
O que será que teremos de diferente nas embalagens dos produtos nos próximos anos?
A revisão dos requisitos de rotulagem nutricional de alimentos foi iniciada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2017. No ano passado foram abertas duas consultas públicas para que as pessoas pudessem dar sua opinião a respeito das mudanças previstas. A conclusão de todo este processo está prevista para setembro de 2020!
Quais as principais mudanças com as novas regras?
Quem nunca teve dificuldade em entender um rótulo de um alimento, seja pelo tamanho da letra, pelo significado das alegações ou pelos nomes de ingredientes que parecem vir de outro planeta? A principal proposta da ANVISA é de tornar a leitura do rótulo mais fácil e atrativo.
Assim, as principais mudanças seriam a inclusão de um modelo de rotulagem nutricional frontal, que destaca as principais características do produto de relevância para a saúde, como se contém açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio. Inicialmente, o modelo de rotulagem frontal decidido é do tipo lupa, porém, independentemente do modelo final escolhido pela ANVISA, não poderá haver variação do mesmo. Porém, este destaque no painel principal da embalagem não descartará a necessidade de informar a informação nutricional completa, que também terá alterações de declaração, incluindo a quantidade de açúcares totais e adicionados, bem como incluindo os valores por 100g do produto, como exemplo abaixo:
Faz mais de dois anos que a ANVISA vem levando este projeto, com o intuito de aumentar a autonomia dos consumidores na escolha de alimentos, evitando que eles caiam em informações possivelmente enganosas, além de facilitar a comparação do valor nutricional entre alimentos do mesmo tipo. Se a proposta for aprovada, teremos 12 meses para adequar os produtos no mercado! E aí, o que vocês acham da proposta?
Referências
Eu consulto informações nas embalagens, e já troquei de marca por avaliar quantidade de calorias e Qualidade de ingredientes. Obrigada por compartilhar esse trabalho, vou continuar acompanhando!
Ótimo saber disso Marcia!
Saber quais informações o rótulo nos proporciona é fundamental para a tomada de decisão de compra de um produto!