Por Thais Ono

O ovo é um dos alimentos mais versáteis do mundo e considerado um dos coringas na indústria alimentícia, presente no prato de diversos restaurantes, padarias, lanchonetes entre outros. É um dos elementos mais importantes na gastronomia: pode ser usado inteiro, só a gema ou só a clara. Pode ser preparado frito, cozido, mexido, pochê, mollet, curado, omelete, em preparações a moda milanesa, em bolo, mousse ou o que a sua imaginação criar. 

O ovo de galinha é o mais comum de ser consumidos por crianças, jovens, adultos e idosos. Abundantes e práticos de serem feitos, é rico em proteínas, vitaminas e minerais, possuindo diversos benefícios para a saúde, além de tudo, são deliciosos.          

Contudo, o ovo é um alimento muito frágil e super perecível, ou seja, estraga com maior facilidade com o tempo e se consumidos estragados ou preparados de forma inadequada podem causar intoxicação alimentar e a temida Salmonella.

Salmonella é a principal bactéria presente no ovo causadora de vários surtos de contaminação alimentar no Brasil decorrente do uso de ovos crus, malcozidos ou higiene inadequada do manipulador, utensílios e local de armazenamento e preparo. Os sintomas mais comuns são vômito, diarreia, mal estar, febre e dor de estômago.

Diante disso, a Portaria 2619 publicada em 06/12/2011 preconiza algumas recomendações sobre o armazenamento e manipulação correta de ovos:

  • O armazenamento dos ovos na geladeira é mais seguro, pois evita multiplicação de bactérias e devem ser, preferencialmente, acondicionados em recipientes de material lavável com tampa para evitar contato com outros alimentos guardados na geladeira;
  • Não é permitido a utilização de ovos com as cascas rachadas ou sujas;
  • O conteúdo interno não deve entrar em contato com a superfície externa da casca;
  • São proibidas a comercialização de preparações contendo ovos crus ou mal cozidos nos restaurantes, bares e indústrias alimentícias;
  • Preparações sem cocção, como maionese, cremes, mousses etc. devem utilizar ovos pasteurizados, cozidos ou desidratados.
  • Ovos cozidos devem ser fervidos por pelo menos 7 minutos e ovos fritos devem apresentar gema dura;

Fonte: rodrigoebeta.com

As recomendações de armazenamento e manipulação, além do transporte adequado são fundamentais para o uso adequado dos ovos e a atenção deve ser redobrada para fornecer alimentos da mais alta qualidade para os clientes e consumidores.