Por Beatriz Lins

Você sabia que no dia 10/09/2020, o prefeito de São Paulo Bruno Covas sancionou o projeto de lei que obriga bares e restaurantes a oferecerem água filtrada gratuitamente para os clientes?

Os estabelecimentos têm a partir dessa data, um ano para se adequarem e incluírem nos cardápios de modo visível essa opção. Os locais que não respeitarem essa determinação poderão ser multados em até 8 mil reais em casos de reincidência.

A lei considera que a “água da casa é a água de composição normal, proveniente de fontes naturais ou artificialmente captadas, que tenha passado por dispositivo filtrante no estabelecimento onde é servida e que se enquadre nos parâmetros federais de potabilidade para o consumo humano”. Não é água de qualquer torneira que pode ser servida para o consumidor.

Mas além dessa adequação, quais são os cuidados que os locais devem ter para garantir a saúde dos consumidores e evitar possíveis danos.

De acordo com a Portaria CVS 5, do estado de São Paulo, os estabelecimentos que fornecem alimentação devem fazer a limpeza da caixa d’água, ter o laudo de potabilidade de água em dia e realizar a troca dos filtros a cada seis meses ou caso ocorra qualquer tipo de acidente que possa contaminar a água.

Mas se engana quem acha que para um restaurante fornecer água potável ele precisa apenas tomar esses cuidados. Além de manter todos esses documentos atualizados e disponíveis no estabelecimentos, os locais também devem garantir que as caixas sejam bem vedadas, livres de rachaduras e que sejam instaladas em local adequado, o sistema de tubulação por onde a água irá passar também deve passar por manutenção, a fim de garantir a qualidade do produto

O consumo de água contaminada pode causar diversos problemas de saúde como hepatite A, doenças gastrointestinais, além de sintomas como vômitos, diarreia, dores abdominais e perda de apetite.

Caso a água do seu estabelecimento apresente coloração turva, cheiro ou gosto, o ideal é não consumir e nem utilizar na preparação de alimentos; deve-se entrar em contato com empresas especializadas para solucionar o problema.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Qualinut, podemos te ajudar na interpretação dos resultados e escolha das empresas para realização desses serviços.