Por Ana Luisa Simon

O Círculo de Sinner é uma representação gráfica de uma fórmula simples, que serve para mostrar o modelo que qualquer procedimento de limpeza deve seguir, para obter os melhores resultados.

Herbert Sinner, o criador desta representação declarou: “A limpeza é uma operação que consiste na aplicação de um detergente a uma certa temperatura, durante o tempo necessário para dissolver ou amolecer os resíduos de modo que uma ação mecânica possa removê-los com facilidade!”

O processo de higienização é composto por diversas etapas, processos, mandamentos, entre outros. Mas existem 4 fatores que são fundamentais para que a higienização seja bem-feita e é justamente neles que o Círculo de Sinner se baseia.

Esses fatores podem ser combinados de maneiras diferentes, de acordo com a limpeza a ser realizada, a sujidade existente, a superfície a ser limpa e os equipamentos disponíveis. São diversas possibilidades de combinações e quando bem-feita, facilita e agiliza o processo de limpeza!

Os 4 fatores consistem em:

•Ação mecânica: Força empenhada durante o processo de limpeza, de forma manual ou com auxílio de um equipamento (e é importantíssimo conhecer a forma de limpeza desses equipamentos para garantir um processo de sucesso).

•Ação química: Representa os produtos químicos utilizados no procedimento, além de atuar na remoção de resíduos aderentes às superfícies e que são insolúveis em água/ enxágues. Sua correta diluição e uso conforme recomendação do fabricante são fundamentais para eficácia do processo como um todo.

•Temperatura: Temperaturas elevadas geralmente facilitam a limpeza, pois potencializam a eficiência do produto químico, ainda que não seja um fator determinante e auxiliam na remoção de sujeiras mais pesadas (como óleos e gorduras).

•Tempo: Tempo de contato do produto químico escolhido com o resíduo existente na superfície a ser higienizada, mas que pode variar conforme grau de sujidade, tipo de superfície e produto.

O objetivo do Dr Hebert, era mostrar que a redução de um fator pode ser compensada por qualquer um dos outros três fatores (até um certo limite). Por exemplo: baixa temperatura pode ser compensada por maior ação química, tempo e ação mecânica.

Abaixo, colocamos alguns exemplos de como pode ocorrer essa compensação:

– No primeiro exemplo, o processo de higienização está com os 4 fatores igualmente equilibrados;

– No segundo, para a superfície em questão, é necessário uma ação mecânica e química maiores e uma temperatura mais baixa;

– No último e terceiro caso (mais à direita), a ação química é fundamental e determinante no processo (representa mais de 50%, enquanto temperatura, tempo e ação mecânica são menos exigidas na eficácia do processo como um todo.

Cada ação requer uma fórmula concreta, mas esses 4 fatores nos permitem planejar o melhor procedimento e fazer melhor uso dos produtos e equipamentos que estão à nossa disposição.

É fundamental entender cada variável e fazer a combinação correta! São forças complementares para garantir qualidade!

Referências