Por Juliana Campos

Todos os setores sofreram mudanças em seus protocolos de atendimento e prestação de serviços no geral, mas diversas dúvidas surgiram em decorrência do “novo normal” no setor de alimentação. Isso porque, para garantir a segurança na oferta de alimentos e refeições, foram divulgados protocolos que alteram bastante o modelo de restaurante que estamos todos acostumados. Esses protocolos visam a segurança do estabelecimento, de clientes e funcionários, por isso é importante seguir à risca. Quer se proteger, mas tem dúvidas? A gente te ajuda!

Em primeiro lugar, destacamos a importância em treinar a sua equipe e instruí-la a respeito das novas medidas de proteção. Usar máscara é importante, mas de nada adianta se o seu colaborador não souber usá-las e lavá-las com segurança, pois o que garante a eficácia é o seu uso correto.

O distanciamento social tem se provado uma medida bastante eficaz para impedir a contaminação pelo vírus, portanto garantir que não haja aglomeração no seu estabelecimento e que os clientes mantenham uma distância segura entre si é um dever. Mas como controlar?

  • Mantenha informativos fixados em pontos chaves do seu restaurante, dessa forma é possível estabelecer uma comunicação com seus clientes e funcionários, servindo também como um instrumento de conscientização a respeito das medidas protetivas; através deles, você mostra para o seu cliente o que está fazendo para garantir que a experiência dele(a) seja segura;
  • Coloque faixas, adesivos e barreiras físicas indicando posições que respeitem a distância mínima de 1 metro;
  • Mantenha os funcionários bem instruídos para orientar ou conduzir os clientes que tiverem dúvidas, afinal a experiência também está sendo diferente para eles.

Para clientes que optarem por consumir no seu restaurante, estes devem passar pela aferição da temperatura corporal na entrada. Disponha de um funcionário para portar o termômetro infravermelho e aferir a temperatura dos clientes – lembrando que quem estiver com febre não deve adentrar ao estabelecimento. Caso seja detectado um cliente em estado febril, o funcionário que afere a temperatura será responsável por informar o cliente em questão e orientá-lo a procurar atendimento médico. As mesas também precisam estar distantes entre si, respeitando o limite de 6 pessoas por mesa. E nada de comer em pé, em! Todo mundo tem que estar sentado, também para evitar aglomeração.

Talheres, pratos, copos, comandas e cardápios precisam ser higienizados e desinfetados (álcool 70% ou solução clorada) para evitar que sejam veículos de contaminação. Talheres precisam estar previamente embalados ou serem colocados à mesa somente no momento da refeição, molhos e temperos, se possível, em sachês ou servidos já porcionados e guardanapos somente os descartáveis.

Aumente a higienização dos banheiros, áreas e móveis, mantenha dispensers de álcool em gel à disposição do cliente e as pias devidamente abastecidas com sabonete antisséptico, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal.

O restaurante self service também precisou passar por algumas reformulações bastante particulares. Uma dessas mudanças consiste na instalação de barreiras físicas para proteger os alimentos expostos no buffet, sendo essas barreiras de acrílico, vidro ou outro material sanitário. Essa recomendação visa proteger o alimento de saliva ou outros fluídos que possam comprometer a segurança daquilo que está exposto.

Para o cliente, ter opções de preparações diversas com agilidade e facilidade continua sendo muito atrativo.Para o restaurante, o giro rápido das mercadorias, a flexibilidade do cardápio e o sistema de autosserviço em si são fatores extremamente vantajosos; porque é o próprio cliente quem se serve, não estando dependente ou condicionado ao atendimento de um funcionário do local. E é aqui que entra outra mudança importante: quem irá servir o prato do cliente deverá ser um funcionário devidamente paramentado com luvas descartáveis, máscara e protetor acrílico (ou faceshield). Inclusive, os colaboradores que atenderem os clientes diretamente na mesa também precisam usar luvas, máscara e protetor; é mais segurança para você e para o seu cliente.

Se manter um funcionário exclusivo para a função de porcionamento seja inviável para o seu estabelecimento, você pode considerar manter algumas preparações já porcionadas e embaladas, como entradas quentes ou frias e sobremesas. Assim você mantém os padrões de segurança preconizados nos protocolos e oferece um pouco mais de autonomia para os seus clientes.

Apesar do modelo de autosserviço ter sido muito alterado em virtude dos protocolos de segurança, o self service continua sendo uma opção ótima para os restaurantes e clientes. De fato, será necessário se adaptar a essa nova realidade, mas as vantagens em relação aos custos continuam presentes. Esse modelo de serviço continuará sendo reconhecido como uma das opções mais rápidas e práticas, independente das alterações, basta conhecê-las e aplicá-las de forma a atender a sua realidade.

Nós, da Qualinut, nos dedicamos para instruir nossos clientes sempre da melhor forma. Ficou com dúvidas? Entra em contato com a gente!