Por Amanda Massi
A Pandemia do novo Coronavírus afetou significativamente os estabelecimentos que trabalham com atendimento direto ao público, como padarias, restaurantes e bares. Dessa forma, os aplicativos de delivery de comida passaram a ser uma ferramenta indispensável para a comercialização de alimentos e bebidas. Pensando nisso, quais cuidados e medidas é preciso adotar para que o cliente continue a consumir meus produtos em uma plataforma de delivery?
1. Avalie o seu produto. Considere qual o tipo de preparação para sua embalagem, por exemplo: frituras exigem um cuidado especial para saída de vapor e o alimento não murchar, o isopor auxilia na manutenção da temperatura e é indicado para alimentos quentes e frios.
2. Além disso, lembre-se do tempo de deslocamento e viagem que seu produto fará até chegar no consumidor. Se optar por um raio de atendimento maior, invista em embalagens térmicas para evitar a alteração do sabor. Uma opção para apresentar alguns alimentos com ponto e características específicas é enviá-lo pré-preparado para finalização no forno, panela ou micro-ondas. Não esqueça de descrever como o cliente deve proceder com tempo de cozimento, temperatura e utensílios a serem utilizados.
3. Reveja os valores considerando a taxa do aplicativo e o custo da entrega. Caso opte por diminuir o tamanho do produto, lembre-se de especificar todas as características no cardápio. Inclusive, pense em como descrever seu prato de maneira criativa e fiel, utilize expressões como “tradicional” e mantenha os mesmos nomes usados no espaço físico, assim os clientes que já conhecem os pratos saberão da sua marca.
4. Invista na comunicação em redes sociais. A internet é um meio favorável para captação de novos clientes e crescimento de vendas. Além de compartilhar seu produto pronto e a variedade do cardápio, invista na comunicação sobre os cuidados higiênico sanitários. Uma pesquisa recente (Galunion e Qualibest. 2020) apontou que um dos critérios mais importantes para a escolha de restaurantes durante a pandemia é a preocupação com a higiene. A restrição do atendimento e, portanto, a impossibilidade de visualização dos cuidados exigiu que os locais abram seu ambiente por meio de fotografias e vídeos.
Deste modo, para alcançar clientes que você já atendia e aqueles que podem conhecer sua marca, invista no mundo digital de maneira cautelosa. Tenha em mente que o cliente fará avaliações e comentários em sua página. A qualidade e a segurança dos alimentos é a chave para bons resultados.