Por Bianca Martins

Você também sente que algo falta em seu rosto quando está sem a máscara de proteção? Estamos há tanto tempo utilizando a máscara que este item virou parte fundamental da nossa vestimenta. Alguns ficaram experts em comunicação somente com o olhar e com o corpo, mas será que estamos realmente experts na utilização da própria máscara?

Nossa equipe observou algumas dificuldades no dia a dia no uso e lavagem das máscaras que gostaríamos de compartilhar:

1. Tipo de máscara e tempo de uso

Nem todo protetor tem o mesmo efeito contra a COVID-19. Isto depende do tecido que ele é feito e da distância que ela fica do nosso nariz e boca. Quando utilizamos máscara facial, por exemplo, ela precisa ser trocada com certa freqüência, pois o local fica úmido, propiciando o crescimento de bactérias, o que pode ser prejudicial para nós e para o alimento, se estivermos trabalhando em cozinha. Veja abaixo o uso correto de cada máscara.

2. Uso incorreto de máscara:

Observamos que muitos deixam a máscara no queixo, cobrindo somente a ponta do nariz ou apóiam somente em uma orelha, pendurada ou cobrindo parcialmente o rosto. Sabemos que a máscara pode gerar desconforto, porém, é importante ela cubra boca, nariz e queixo o tempo todo. Em caso de necessidade, lembre-se de retirar completamente e armazenar em um saquinho próprio.

 3. Manipulação inadequada da máscara:

Antes de retirar e ao colocar uma nova máscara, deve-se lave as mãos com água e sabão e sempre manipular pelas alças; Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la, e quando fizer isso por equívoco, lave as mãos imediatamente. Muitos apóiam as máscaras sobre a mesa e armário, jogam na bolsa ou penduram junto do avental. O correto é guardar a máscara utilizada em saco plástico para posterior higienização e guardar as máscaras limpas em outro saco plástico, limpo.

4. Higienização incorreta das máscaras.

Também reparamos que muitos não sabem como lavar as máscaras e às vezes só borrifam álcool líquido na mesma.

Orientamos a seguir o passo a passo que não terá mais esta preocupação:

* Lave a máscara com água e sabão e enxágüe bem;

* Dilua 10ml (1 colher de sopa) de água sanitária em um recipiente com 500ml de água;

* Coloque a máscara dentro do recipiente de molho por 30 minutos;

* Após o tempo, retire a máscara e enxágüe em água corrente e coloque para secar.

* Após a secagem da máscara, passe com o ferro quente e guarde a máscara em saco plástico limpo (diferente do que foi usado para a máscara suja).

Para saber a maneira correta de higienizar sua máscara, assista ao vídeo exclusivo que preparamos com o processo: (https://www.youtube.com/watch?v=HrOm5r1Hezs).

E você possui alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com a máscara? Comenta aqui embaixo