Por Thainá Marani

Anualmente, o consumo de alimentos fora de casa vem crescendo gradativamente e com isso os casos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) aumentam na mesma velocidade. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2009 a 2018, 120.584 pessoas contraíram doenças alimentares, sendo que destas, 16.632 foram hospitalizadas e 99 vieram à óbito somente no Brasil. Durante as últimas duas décadas, essas doenças têm emergido como um crescente problema econômico e de saúde pública em diversos outros países, e espera-se que o problema aumente ainda mais, principalmente com as várias mudanças globais, incluindo crescimento da população, pobreza, exportação de alimentos e rações animais, que influenciam a segurança alimentar internacional.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define as DTAs como “uma doença de natureza infecciosa ou tóxica causada pelo consumo de alimento ou água”. O primeiro registro que temos sobre esse problema em restaurantes aparece em 1993, quando 4 crianças morreram após ingerirem hambúrgueres contaminados. Infelizmente, depois disso ouvimos muito mais casos e com graus de gravidade muito mais sérios.

Atualmente, no mundo, existem mais de 250 tipos de vírus e bactérias que causam as DTAs. Normalmente, os diversos micro-organismos existentes causam os mesmos sintomas: vômitos, dores abdominais, náusea e diarréia. Se algum dia, um consumidor já questionou a qualidade de seus produtos após sentir algum desses sintomas, eventualmente pode ter ocorrido uma falha na sua cadeia produtiva.

Doenças Transmitidas por Alimentos no âmbito de trabalho alimentício é um assunto que devemos manter em destaque.

A contaminação de um alimento pode ocorrer em qualquer uma das – várias – etapas da cadeia de produção, desde o momento do plantio e da colheita na fazenda, passando pela indústria de alimentos e até no momento da ingestão na casa do consumidor ou em um estabelecimento comercial.

As contaminações são classificadas em três tipos:

Contaminação Biológica: presença de bactérias, fungos, vírus ou parasitas no alimento;

Contaminação Química: Alimentos contaminados por produtos químicos, como, por exemplo, produtos de limpeza e/ou agrotóxicos;

Contaminação Física: Materiais estranhos como metal, madeira, pregos, lâminas e vidros presentes no alimento.

Fatores como conservação, temperatura, manipulação e armazenamento também são alguns dos principais causadores das DTAs,

Mas é possível prevenir as DTAs no seu estabelecimento?

Claro! A maneira mais eficaz de realizar este controle é por meio do monitoramento dos processos. A implantação das Boas Práticas de Fabricação é a ferramenta base para garantir a qualidade dos alimentos.

Algumas recomendações para os Serviços de Alimentação são:

  • Lavar as mãos regularmente;
  • Escolher fornecedores de qualidade;
  • Higienizar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;
  • Escolher alimentos frescos com boa aparência, e antes do consumo os mesmos devem ser lavados;
  • Não comprar alimentos em embalagens amassadas e/ou rasgadas;
  • Evitar comer alimentos crus, com exceção das frutas e verduras que podem ser descascadas, cujas cascas estejam íntegras;
  • Comprar alimentos seguros verificando prazo de validade, acondicionamento e suas condições físicas (aparência, consistência, odor);
  • Comprar carne inspecionada pelo serviço de inspeção federal;
  • Não comprar alimentos sem rótulo nutricional;
  • Manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais;
  • Realizar treinamentos constantemente com os colaboradores.

Mas lembre-se: as DTAs podem ocorrer tanto em estabelecimentos comerciais, quanto dentro de cada residência. Nas suas casas, as pessoas são responsáveis pelo que estão consumindo, mas nos estabelecimentos comerciais, os donos, funcionários e toda a equipe envolvida são responsáveis pela saúde e vida dessas pessoas.

Quais são os cuidados que seu estabelecimento está tomando para prevenir que doenças transmitidas por alimentos não aconteça? Se ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda, fale com a Qualinut: nós podemos te ajudar!