Por Thais Ono

Você já parou para pensar o quanto você produz de lixo no seu dia a dia? Aquela pizza no sábado à noite, as comprinhas necessárias pela internet, os itens essenciais de mercado e os pedidos de delivery naquele dia que você não está afim de cozinhar fazem a diferença no final da semana, quando você percebe que um saco de lixo não é mais suficiente para caber todo os seus resíduos.

Com a chegada da pandemia causada pelo COVID-19, o Brasil e o mundo vêm sofrendo um impacto socioeconômico e cultural importante, que resultaram em diversas medidas de prevenção, sendo a quarentena e isolamento social as principais aliadas. Tivemos uma menor circulação de pessoas as ruas, um número bem maior de pessoas em casa e consequentemente o consumo passou a ser maior nos lares ao redor do mundo pelos serviços online, tanto das compras de itens essenciais (ou nem tanto), quanto de alimentos vindos dos mercados ou de delivery.

Além disso, nos estabelecimentos que permaneceram em funcionamento, todas as coisas que eram de uso comum e compartilhado, passaram a ser unitárias, ou seja, embaladas individualmente. O mercado estava numa onda para redução do uso de plástico de maneira geral, mas esse foi um material que passou a ser essencial nesse “novo normal”.

Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) a geração de resíduo sólidos domiciliares teve um aumento relevante – de 15 a 25% desde o início da quarentena. Diante deste cenário, a empresa elaborou um documento de boas práticas para assegurar uma adequação na gestão de resíduos sólidos durante o período de emergência sanitária decorrente do COVID-19.

Dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), indicam que 30% de todo o lixo produzido no Brasil tem potencial para ser reciclado; mas apenas 3% de fato é reaproveitado. Se esse dado já é alarmante num mundo sem o novo corona vírus, imagina como está com esse aumento do uso de embalagens?

A separação do lixo comum e reciclável entra como a principal recomendação na diminuição da quantidade de lixo que será descartado. A separação de forma correta faz toda a diferença na preservação do meio ambiente, pois evita que muitos materiais recicláveis acabem em aterros ou lixões.

A portaria 2619/11, do município de São Paulo descreve que os estabelecimentos de alimentação “devem contribuir para a minimização da geração deresíduos, sendo responsáveis pela separação, acondicionamento e destino correto do lixo reciclável e lixo orgânico nas áreas internas e externas”. Todos devemos cuidar do nosso lixo, seja nas nossas casas ou nos estabelecimentos comerciais.

Pode parecer óbvio o destino de alguns materiais. A grosso modo, seguimos a seguinte regra:

Mas algumas coisas que recebemos em casa geram dúvidas de onde ser descartado. Por exemplo: a caixa de pizza deve ser dividida e pratinhos de congelados e bandejas de isopor têm descarte diferente.

Acesse aqui para saber como descartar outros materiais comuns do nosso dia-a-dia: [https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2016/08/12-coisas-que-voce-talvez-nao-saiba-sobre-a-separacao-do-lixo-7351977.html].Outra busca interessante é procurar a #ondedescartar: você pode descobrir formas de descartar adequadamente outros materiais, tanto em casa quanto em estabelecimentos comerciais.

Importante ressaltar, em épocas de COVID-19, não descartar materiais contaminados como máscaras e luvas usadas no lixo reciclável! Utilize o lixo comum nestes casos.

Nas casas em que houver morador(es) com confirmação ou suspeita decontaminação por COVID-19, os resíduos produzidos pelo paciente e por quem lheprestar assistência devem ser acondicionados em sacos plásticos resistentes edevidamente lacrados. Além disso, tais sacos devem ser colocados dentro de umsegundo saco plástico que também deverá ser devidamente fechado, eposteriormente apresentado para coleta regular de limpeza urbana (resíduoscomuns).Se estiver contaminado, não mexa com o lixo e apresente os sacos para coleta nos dias e horários determinados em sualocalidade.

Além do recolhimento pela prefeitura, existem empresas e ONGs especializadas em coleta de itens específicos, como óleo de cozinha, tecidos, esponjas, pilhas… Fale com a Qualinut para saber mais sobre onde descartar o lixo do seu estabelecimento.

Acondicione seus resíduos de forma adequada para que os trabalhadores da limpeza urbana não tenham contato com nenhum material descartado. Faça a sua parte, encoraje os seus vizinhos, amigos e colegas de trabalho para contribuir com um mundo melhor e mais sustentável.

O que você, como cidadão está fazendo para reduzir o seu lixo? Ou, como está cuidando dele na sua casa?

O que você, responsável e funcionário de restaurantes e estabelecimentos comerciais estão fazendo para conscientizar o público, e garantir um alimento seguro, tanto do ponto de vista sanitário, sustentável e que garanta os protocolos para reduzir os riscos de propagação da Covid-19?