Por Marília Fernandes

Nos últimos anos houve um aumento significativo de pessoas que realizam refeições fora do lar e em busca da possibilidade de atender um maior número de pessoas alguns estabelecimentos investiram para aumentar o número de unidades da sua Marca, conseguindo atingir mais localidades e conseqüentemente um maior público.

Em paralelo ao crescimento de restaurantes na modalidade Redes, observa-se que o público que hoje se alimenta fora de casa aumentou as exigências quanto a higiene, boas práticas e padronização das refeições ofertadas – já que a mesma pessoa pode freqüentar mais de uma unidade do mesmo estabelecimento.

Para se ter sucesso em uma rede de restaurante é de vital importância a padronização dos processos, tanto produtivos quanto de qualidade. Através da padronização evita-se a experiência negativa de um consumidor no restaurante.

Quando se opta fazer a refeição em uma determinada rede de restaurante a escolha, quase sempre, é baseada na sensação de segurança e conforto que o local apresenta, ou seja, o conforto de ser um ambiente já conhecido e a segurança de encontrar nesse local alimentos com a mesma qualidade, sabor, valor, bem como com os mesmos padrões de higiene já conhecidos por este consumidor.

Com toda a situação observada acima nota-se a importância de uma equipe de Qualidade na rede que garanta todo o processo sanitário dos estabelecimentos.

A garantia de que todos os cuidados higiênico-sanitários sejam os mesmo em todas as unidades da rede é uma tarefa árdua, porém necessária para que a experiência de uma alimentação completa e segura seja realizada pelo consumidor. Faz parte da função do setor de Qualidade garantir que todos os funcionários estejam treinados para realizar a produção segura dos alimentos incluindo maior atenção nos pontos descritos abaixo:

  • Seleção e homologação de fornecedores;
  • Manipulação correta dos alimentos;
  • Determinação de validade;
  • Armazenamento e conservação dos alimentos;
  • Etapas de manipulação e uso de fichas técnicas;
  • Exposição dos produtos;
  • Processos internos de higienização de produtos ambientes e maquinários;
  • Treinamentos contínuos sobre padrões de qualidade;
  • Auditorias internas para acompanhamento e garantia do processo.

Portanto, a forma mais eficaz de garantir os processos é através de uma equipe de qualidade, interna ou terceirizada, que acompanhe regularmente: com processos de inspeções, todas as unidades da rede, para diagnóstico precoce e resolução de qualquer não conformidade de maneira mais rápida e assertiva.

O resultado de todos os esforços acima mencionados poderá ser notado através da valorização da Marca junto aos clientes, aumento da produtividade da equipe, gestão mais eficaz das unidades permitindo utilizar uma métrica para comparação entre elas e identificação de quais necessitam de maior acompanhamento, bem como diminuição de desperdício de alimentos e melhor gestão de compras.