Se você encontrou problemas de higiene, conservação inadequada de alimentos, ou qualquer outra irregularidade em um estabelecimento comercial de alimentos, é importante saber como fazer uma denúncia ao órgão de vigilância sanitária responsável. Abaixo, explicamos o passo a passo para denunciar esses problemas no Estado de São Paulo.
– Denúncia na Cidade de São Paulo
Para os estabelecimentos comerciais de alimentos localizados no Município de São Paulo, o órgão responsável pela fiscalização é a Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA). Existem várias formas de realizar a denúncia:
1. Pela Internet: Você pode registrar a sua denúncia online, acessando o site ( http://sac.prefeitura.sp.gov.br ). No site, você encontrará um formulário específico para esse tipo de solicitação.
2. Pessoalmente: Se preferir, é possível fazer a denúncia pessoalmente na Praça de Atendimento da COVISA, localizada na Rua Santa Isabel, nº 181, Vila Buarque, São Paulo/SP.
3. Por Telefone: A denúncia também pode ser feita através do telefone 156, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura de São Paulo. Basta seguir as orientações do atendente para registrar a sua reclamação.
– Denúncia em Outros Municípios do Estado de São Paulo
Para os estabelecimentos comerciais de alimentos localizados nos demais municípios do Estado de São Paulo, a responsabilidade pela fiscalização é do órgão de vigilância sanitária municipal (Visa-Município).
Para registrar uma denúncia nesses casos, você deve contatar diretamente o órgão de vigilância sanitária do município. Para encontrar o endereço e o contato da vigilância sanitária mais próxima, você pode consultar o site da prefeitura do município.
Lembre-se que fazer uma denúncia é um ato de responsabilidade, ajudando a garantir a segurança alimentar e a saúde de todos. Se você observar algo fora do padrão, não hesite em tomar as devidas providências e informar as autoridades competentes.