Por Juliana Campos

Já se sabe que o comportamento alimentar possui grande influência na prevenção e no tratamento de doenças¹, mas como a alimentação de um funcionário pode impactar diretamente na qualidade do seu trabalho? Tudo se resume a um cardápio bem pensado no ponto de vista nutricional e cultural. Mas calma, vamos explicar direitinho!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o local de trabalho é responsável por fornecer a oportunidade e estimular os colaboradores a fazerem escolhas saudáveis. Partindo desse conceito, precisamos conhecer o público alvo, suas necessidades nutricionais e elaborar um cardápio que contemple tanto seus gostos pessoais e hábitos culturais quanto suas necessidades nutritivas (carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas). Garantir a oferta e consumo de nutrientes balanceados por parte dos colaboradores, sejam funcionários com funções administrativas ou operacionais, é uma forma de estímulo à saúde da própria equipe.

Uma alimentação que leva em consideração as necessidades energéticas e proteicas dos colaboradores é capaz de reduzir as taxas de absenteísmo e acidentes, ou seja, há uma redução dos dias perdidos de trabalho por faltas, acidentes e rotatividade de funcionários ².

Quando um cardápio é feito sem pensar na oferta de calorias, nutrientes e vitaminas, geralmente as preparações fornecidas são parecidas em composição, não há diversidade de cores, texturas, formas de preparo e os alimentos acabam sendo ricos em gordura saturada e açúcares.

Não estamos pedindo abolição daquele franguinho à milanesa ou do clássico arroz, feijão e bife, mas sim afirmando que o consumo de verduras, legumes e frutas é muito importante para saúde e para o desempenho físico e mental. Uma refeição em quantidades desproporcionais de gordura e proteína demora muitas horas para ser digerida. Enquanto o corpo trabalha na digestão, nosso cérebro envia diversas mensagens necessárias para auxiliar no processo digestivo, reduzindo nossa capacidade de raciocínio e disposição. É por isso que muitas pessoas sentem sono depois do almoço, o que pode causar acidentes de trabalho ou redução do desempenho geral.

Um cardápio bem elaborado é aquele feito por um profissional nutricionista, que estuda e considera os fatores sociais e nutricionais do público alvo, os recursos disponíveis e as atividades desempenhadas.

Dentre os serviços oferecidos, a Qualinut auxilia empresas a elaborar cardápios mais diversificados, saudáveis, em harmonia com a identidade do seu estabelecimento, priorizando preparações que unam sabor e saúde. Além disso, auxilia em campanhas internas relacionadas à diminuição do desperdício e alimentação equilibrada, para que os funcionários se conscientizem da importância de uma alimentação correta e sustentável.

Utilizar adequadamente o cardápio elaborado faz com que a empresa tenha planejamento: escolher bem os fornecedores, avaliar preços e fazer compras antecipadas, conforme a programação e necessidade. Ou seja, evita grande quantidade de insumos estocados (dinheiro parado), compras inesperadas e desperdícios de matérias-primas (seja pela qualidade, pela forma de armazenamento ou em detrimento do prazo de validade ultrapassado).

A oferta consciente de alimentos é capaz de melhorar a imunidade, prevenir doenças associadas com uma má alimentação e gerar melhores resultados para a vida de cada funcionário, bem como para a empresa.