Por Ana Luisa Simon

A tabela de informação nutricional tem como principal função informar aos consumidores as propriedades e a composição nutricional do alimento. Com base nessas informações, os consumidores podem comparar produtos semelhantes e saber o quanto estão ingerindo de cada nutriente ao consumir um determinado produto. A tabela nutricional é apenas um dos itens obrigatórios do rótulo de um alimento. Mas você sabe todas as informações que ela traz?

As informações mínimas que a tabela deve contemplar, conforme a RDC 360/2003, são os valores nutricionais de: valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, fibra alimentar e sódio.

Para elaborar uma tabela de informação nutricional, fazer adequação de rotulagem de alimentos ou ainda revisão de rotulo, não é tão simples quanto parece! É necessário utilizar algumas legislações vigentes no país:

– RDC 259/2002 – Regulamento técnico sobre rotulagem de alimentos embalados;

– RDC 359/2003 – Regulamento técnico de porções de alimentos embalados para fins de rotulagem nutricional;

– RDC 360/2003 – Regulamento técnico sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados;

– RDC 54/2012 – Regulamento técnico sobre informação nutricional complementar;

– RDC 429/2020 – Rotulagem nutricional dos alimentos embalados (Normativa entrará em vigor após decorridos 24 meses de sua publicação);

– IN 75/2020 – Estabelece os requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados (Normativa entrará em vigor após decorridos 24 meses de sua publicação).

Nós já falamos um pouco sobre isso em outros textos aqui do blog:

Caso você tenha dúvidas, ou precise de uma empresa para fazer a elaboração de tabela de informação nutricional do seu produto, fale com a Qualinut e solicite um orçamento!