Por Thainá Marani

Grande parte de todo o lixo gerado no Brasil são de resíduos orgânicos. Esses resíduos são:

  • Restos de comida;
  • Cascas de frutas;
  • Borra de café;
  • Ervas;
  • Grãos;
  • Tudo que é de origem animal ou vegetal.

Compostagem é um processo de reciclagem do lixo orgânico que pode ser aplicada no ambiente urbano em domicílios ou indústrias, assim como em ambiente rural.

É um processo natural em que os micro-organismos, como bactérias e fungos, são responsáveis pela degradação de matéria prima orgânica, transformando-a em adubo natural (húmus), rico em nutrientes que pode ser usado na agricultura, substituindo o uso de produtos químicos.

Quando reduzimos a quantidade de lixo que jogamos fora, aumentamos e economizamos nossos recursos naturais!

Podemos ter diversas vantagens ao realizarmos a compostagem. Nesse processo, ocorre somente a formação de gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus), sendo assim, não ocorre a formação de gás metano (CH4), gerado nos aterros, que é altamente nocivo ao meio ambiente. Além disso, diminuímos os custos de transporte de lixo aos aterros, aumentando sua vida útil. Outra vantagem para o meio ambiente é a produção de adubo orgânico, evitando assim, o uso de fertilizantes inorgânicos, formados por compostos químicos não naturais que podem causar um desequilíbrio no efeito estufa.

Com a compostagem, o mau cheiro das ruas e lixeiras diminuem, previne a proliferação de animais vetores de doenças como, ratos, baratas e moscas e reduz a quantidade de plástico, já que o lixo estará em menor quantidade.

Mas afinal, como podemos realizar esse processo em casa ou no nosso estabelecimento de trabalho?

Para dar início a esse processo, é necessário uma composteira. É uma estrutura própria para o depósito e compostagem do lixo orgânico para a transformação em húmus, que você pode comprar ou fazer você mesmo, com caixas ou baldes do mesmo tamanho.

Se você decidir fazer a sua composteira, é necessário que a composteira tenha, no mínimo, três compartilhamentos e fiquem empilhadas. As duas caixas da parte de cima são chamadas de digestoras e devem ter furos entre uma caixa e outra para ter comunicação entre elas, pois é aqui que haverá o processo de decomposição natural. Já a última caixa, será apenas para coletar o resíduo líquido orgânico, que, se diluído (uma parte do líquido para dez de água), pode ser utilizado para regar as plantas e solo.

Atenção: se optar por fazer isso no seu restaurante, indústria de alimentos ou no seu estabelecimento comercial da área de alimentos e bebidas, deve existir um cuidado extra. A composteira deve permanecer na área externa, não deve em hipótese alguma ter cruzamento de processos com os de manipulação que ocorrem no local, e deve seguir as diretrizes internas para manejo de resíduos, além de estar documentada no manual de boas práticas.

O processo passa por três fases: Mesofílica, termofílica e maturação.

Na primeira fase, o processo dura em torno de 15 dias, com temperaturas amenas (cerca de 40°C). Nesse período, os fungos e bactérias trabalham na decomposição do lixo orgânico, se proliferando na composteira.

Em seguida, na próxima fase, a temperatura do composto sobe, permitindo a ação de bactérias e fungos chamados de termofílicos, que são capazes de sobreviver a temperaturas entre 65°C e 70°C. Nessa etapa, há degradação de moléculas mais complexas e a alta temperatura ajuda a eliminar as bactérias que não são boas para a compostagem. Essa é a fase mais longa, podendo durar por até dois meses.

E por fim, a fase de maturação é a última do processo de compostagem, podendo durar até dois meses. Aqui há a diminuição da atividade microbiana, da temperatura e da acidez. É um período de estabilização que vai produzir o húmus, livre de toxicidade, metais pesados e patógenos. Alguns fatores – é preciso ficar atento – que podem influenciar na qualidade da sua compostagem são as relações entre carbono e nitrogênio, oxigênio, umidade e temperatura.

Mas não é tudo que pode ser colocado na composteira!

Foto: Morada da Floresta

Agora me conta, quais são as suas atitudes para a ajudar o meio ambiente e reduzir a quantidade de lixo produzido em sua casa ou no seu estabelecimento de trabalho? Ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!