Por Nathalia Beserra

Com o crescente desenvolvimento tecnológico, é necessário um olhar especial para o setor de embalagens, visto que assim como tem sido importante prezar pela praticidade e satisfação do consumidor; tem-se feito necessária a aplicação de medidas que preservem o meio ambiente.

            O aumento considerável de resíduos está diretamente ligado ao alto consumo de produtos embalados, e grande parte desses produtos tem o plástico como embalagem. A grande consequência da alta produção de embalagens plásticas é o aumento do descarte do resíduo sólido, que acaba por comprometer o meio ambiente; já que muitas vezes o descarte desses materiais é feito de forma inadequada.

            Podemos encontrar outro obstáculo causado pelas embalagens plásticas, quando falamos de segurança alimentar. Quando um alimento, qualquer que seja, entra em contato com um material, haverá interação entre eles, e estas interações podem levar o alimento a absorver componentes do plástico, neste caso, podendo ter suas características sensoriais alteradas, e em casos mais graves, faz com que o consumidor possa estar exposto à substâncias com potencial tóxico.

            Para um consumo mais consciente, uma solução alternativa para a reciclagem desses resíduos plásticos, que tem sido mais disseminada nos tempos atuais, são as embalagens biodegradáveis.

A biodegradação é um processo natural onde os compostos vão ser retribuídos ao meio ambiente em ciclo elementar de carbono, enxofre ou nitrogênio; evitando assim, o acúmulo exacerbado de resíduo sólido, visto que o tempo de degradação de uma embalagem biodegradável será numericamente menor quando comparada a degradação de uma embalagem plástica.

            Contudo, é fato que as embalagens são indispensáveis no dia a dia! Mas assim como a praticidade, a responsabilidade com o meio ambiente é um fator importante. A preocupação com o destino final das embalagens e a segurança alimentar tem gerado um crescimento da busca por embalagens sustentáveis, já que o impacto causado pelas embalagens é um assunto discutido há alguns anos. Portanto, vale ressaltar a importância do descarte adequado das embalagens, assim como a redução do consumo, para contribuir positivamente com o meio ambiente.

Referências

https://www.researchgate.net/profile/Felix-Reyes-3/publication/287350514_Plastic_packaging_Types_of_materials_food_contamination_and_legislation_aspects/links/56bc95d508ae9ca20a4be4ec/Plastic-packaging-Types-of-materials-food-contamination-and-legislation-aspects.pdf

https://www.scielo.br/j/po/a/Mnh695j5cVys99xsSSx54WM/?lang=pt