Por Stefanny da Silva Barbosa

O uso de luva descartável sempre gerou dúvidas em muitos estabelecimentos, principalmente pois, se feito de forma incorreta, seu uso acarreta mais riscos de contaminação aos alimentos.

O principal objetivo das luvas descartáveis é proteger os alimentos prontos para consumo de contaminantes que possam estar presentes nas mãos dos manipuladores. Processos como cocção, fritura ou higienização reduzem a carga de bactérias e patógenos dos alimentos a níveis seguros, de forma que o seu consumo não acarrete riscos ao seu consumidor, no entanto se, após serem submetidos a esses processos, forem manipulados sem luvas (para montagem, finalização ou disposição no recipiente para exposição, por exemplo) podem ser contaminados pelo próprio manipulador, por isso é obrigatório o uso de luvas descartáveis para manipulação de qualquer alimento que já esteja pronto para o consumo.

No entanto se não utilizada adequadamente, a luva pode agir como foco de contaminação ao invés de medida de segurança. Às vezes o uso das luvas descartáveis pode causar uma falsa sensação de higiene, e podemos verificar colaboradores utilizando-as sem realizar a troca freqüente, utilizando-as para manipular diferentes tipos de alimentos e sem realizar a lavagem adequada das mãos. Para que o uso de luvas não traga riscos ao estabelecimento, é importante que toda a equipe esteja ciente das regras para sua utilização e seja fiscalizada diariamente durante a operação, para garantir que seu uso seja adequado:

– As luvas não podem ser utilizadas em atividades que envolvam utensílios cortantes como facas e tesouras, pois ela pode ser fonte de contaminação física de alimentos;

– A troca da luva deve ser feita sempre que houver mudança da atividade ou do produto manipulado;

– Ela deve ser colocada somente após a adequada higienização das mãos e;

– Por questões de segurança dos colaboradores, ela não pode ser utilizada em atividades que envolvam calor, como na chapa, fritadeira ou no fogão por poder derreter.

Já no nosso contexto atual da pandemia da COVID-19, a luva descartável assumiu o papel também de equipamento de proteção individual de uso obrigatório para os colaboradores que têm contato direto com clientes em restaurantes e serviços de alimentação e nutrição, como garçons e atendentes de caixa. Nesse caso específico, o objetivo da luva é evitar que o colaborador tenha contato com possíveis objetos contaminados vindos do cliente, como dinheiro, cartões, utensílios de mesa usados, dentre outros. Nesses casos o uso de luvas segue o mesmo padrão, deve ser realizada a higienização das mãos antes de ser colocada e deve ser trocada freqüentemente.

O uso de luvas é obrigatório nas situações citadas, e é importante que os estabelecimentos compreendam a importância das luvas e suas regras de utilização e que fiscalize e reforce diariamente com toda a equipe como o uso deve ser feito, pois somente assim é possível garantir que a sua utilização não trará riscos ao seu estabelecimento.