Por Stefanny Barbosa

Quando nós falamos de prazo de validade, estamos falando do intervalo de tempo que o alimento permanece seguro e adequado para o consumo, ou seja, não causa intoxicações ou infecções alimentares e também mantém suas características sensoriais como cor, aroma, sabor e textura.

Com exceção de frutas, verduras e legumes vendidos in natura, todos os alimentos, devem possuir, obrigatoriamente, a informação do prazo de validade – o tempo de vida primário, original do produto, informado e determinado pelo fabricante, considerando a forma com que o produto é vendido e a forma que deve ser armazenado. No entanto essa validade é válida somente para o produto fechado, com a embalagem lacrada, da forma que ele é vendido. A partir do momento que esse produto é aberto, sofre interferências externas e pode sofrer diferentes tipos de manipulação. Então a sua validade já não é mais aquela impressa na embalagem – e com isso, passa a ter uma nova validade – a chamada validade secundária.

Um exemplo é uma carne embalada a vácuo. O fornecedor pode dar 60 dias de validade com a embalagem fechada e mantida sob refrigeração, mas sabemos que se abrirmos esse pacote e usarmos apenas uma parte dela, o restante não duraria mais 60 dias dentro da geladeira, ela acabaria estragando em alguns dias. Outro exemplo é a maionese industrializada: a validade original de algumas marcas é de 6 meses mantida em temperatura ambiente, no entanto, caso fosse aberta ela não duraria 6 meses nem fora e nem dentro da geladeira – azedaria bem antes disso.

Pela Resolução RDC n° 259 de 2002, que aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados, todos os produtos que têm seu modo de conservação ou sua validade original alterada após a abertura da embalagem, devem informar no rótulo as novas condições. Voltando ao exemplo da maionese, como após a abertura, suas características mudam, o fornecedor é obrigado a informar no próprio rótulo do produto qual é a nova validade e também se existem condições específicas para o armazenamento dele após a abertura – que no caso da maionese deve ser mantida sob refrigeração após a abertura.

Dessa forma precisamos sempre nos atentar a ambas as validades nos produtos, a original (ou primária) e a secundária, que é depois que o produto é abeto e manipulado. Ambas as validades devem estar no prazo indicado e é essencial que seja feito esse controle, principalmente nos estabelecimentos comerciais, mas também dentro das nossas casas.