Por Ana Luisa Simon

Quando estamos em campo, nosso papel se confunde um pouco dependendo do projeto, do cliente e da situação. Uma mesma profissional, nutricionista no caso da Qualinut, pode exercer diferentes papéis num mesmo projeto em que atuamos.

Por definição temos:

– Inspetora: que ou quem exerce inspeção sobre alguma coisa; examina algo para informar as autoridades superiores;

– Consultora: Que responde a consultas e dá pareceres;

– Auditora: técnico ou pessoa com conhecimento suficiente para emitir parecer sobre assunto de sua especialidade.

Quando estamos em um cliente/projeto, precisamos primeiramente entender o que estamos fazendo ali.

Quando estamos em um cliente pontual, para elaboração de um MBP ou apenas de uma auditoria mesmo, ou se é a primeira visita de um cliente periódico, fazemos uma auditoria; ou seja, observamos o local e emitimos um relatório com as falhas e possíveis medidas corretivas, mas sem grandes orientações ou sugestões. A auditoria acontece de forma pontual e tem como objetivo realizar uma fotografia momentânea da situação sanitária e de boas práticas do estabelecimento.  É um diagnóstico inicial e não conhecemos ainda a rotina daquele estabelecimento. Atuamos de maneira similar às fiscais da vigilância sanitária.

Se estamos falando de um projeto contínuo e das visitas periódicas, aí falamos em consultoria, e tudo o que observamos de falhas é apontado, registrado e conversado sobre como melhorar ou ajustar para evitar desgastes com órgãos fiscalizadores ou problemas internos futuros.

Durante estas visitas, são resolvidas as dúvidas dos funcionários, realizados treinamentos, identificados pontos a serem melhorados e tudo o que se fizer necessário para que as boas práticas sejam efetivamente implementadas, e o processo produtivo aconteça sem intercorrências, de forma que o produto final tenha mais qualidade.

No caso de uma inspeção, observamos o que tem que ser visto e elaboramos um parecer técnico que normalmente é enviado para algum órgão fiscalizador. Aqui, indicar melhorias e treinamentos in loco com os envolvidos não é o forte, já que também estamos avaliando uma fotografia ou uma situação pontual do estabelecimento.

Independente do ‘papel’ exercido, temos sempre em mente a segurança alimentar, a garantia da qualidade, a segurança dos colaboradores e do cliente como um todo. Temos como missão estabelecer relações de confiança por meio de serviços de consultoria e assessoria nas áreas regulatória e de segurança dos alimentos, minimizando riscos e entregando soluções de qualidade. Nossa maior preocupação é sempre somar qualidade profissional para gerar qualidade nos serviços dos clientes.