Por Stefanny Barbosa

A Rotulagem Nutricional Frontal, também conhecida como FOP (Front of Pack), é uma estratégia de comunicação visual que visa fornecer informações nutricionais de forma clara, objetiva e ostensiva na parte frontal das embalagens de alimentos. Essa abordagem padronizada e resumida tem como objetivo principal auxiliar os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis e conscientes.

Indo de encontro à preocupação da população com sua saúde, a ANVISA regulamentou a Rotulagem Nutricional Frontal por meio da RDC n°429/2020 e da IN n° 75/2020, que deverá ser aplicada a produtos que tiverem quantidades de sódio, açúcares adicionados e gorduras saturadas acima dos limites estabelecidos.

Embora no Brasil a FOP seja uma novidade, já existem diversos modelos de FOP adotados em diferentes países, com variações nos critérios de classificação e nas informações fornecidas. Alguns exemplos incluem o uso de semáforos, octógonos ou selos indicativos para identificar se um nutriente está em alta, moderada ou baixa quantidade, ou se o produto atende a certos critérios nutricionais específicos.

A rotulagem nutricional frontal é uma importante ferramenta para promover a saúde e o bem-estar dos consumidores, incentivando escolhas alimentares mais saudáveis. Além disso, ela estimula as indústrias alimentícias a melhorarem a qualidade nutricional de seus produtos, impulsionando a inovação e a oferta de opções mais nutritivas no mercado.