Por Ana Luisa Simon

Você já deve ter ouvido falar que existem diversos tipos de micro-organismos que vivem junto conosco, seja no corpo, alimentos e superfícies de maneira geral. E que alguns tipos podem ser realmente perigosos para nós. Mas como um ser vivo tão pequeno, microscópico pode ser tão perigoso?

Eles eliminam resíduos, que muitas vezes são toxinas e que podem causar doenças nas pessoas, além de deteriorarem os alimentos.

Os micro-organismos são pequenos seres vivos e podem ser bactérias, fungos ou vírus e se propagam de diferentes formas.

Além disso, eles podem ser classificados em 3 tipos principais:

Deteriorantes

Os deteriorantes são aqueles que alteram os aspectos sensoriais dos alimentos e podem ou não causar doenças, tornando o alimento impróprio para consumo. Fungos, bactérias e leveduras são as principais causas da deterioração dos alimentos.

Eles podem alterar a aparência, odor, sabor e textura dos alimentos, gerando perdas por qualidade, desperdícios e consequentemente prejuízos econômicos para o estabelecimento. Se não há um controle rigoroso das validades dos alimentos e das temperaturas de armazenamento, essas mudanças podem ocorrer bem antes do esperado.

Leite azedo, carne com mau cheiro, pão em embolorado são sinais claros de deterioração e esses alimentos devem ser descartados e NÃO devem ser consumidos.

Patogênicos

Já os patogênicos causam doença, mas não necessariamente alteram as características dos alimentos.

Eles podem causar infecções, intoxicações ou toxi-infecções no homem e animais, podendo deixar aqueles que consumiram seriamente doentes ou até levar à morte. Já ouviu falar na listéria? Botulismo? Staphylococcus aureus? São micro-organismos patogênicos comuns e que causam sintomas graves se ingeridos.

Nestes casos, o mais grave é que normalmente não percebemos sua presença durante o consumo dos alimentos, já que não há alteração de aparência, odor ou sabor dos mesmos.

Benéficos

Mas nem todos os micro-organismos fazem mal para nó. Aliás, existem diversos dentro do nosso corpo, como a flora intestinal, que auxiliam na digestão e mantém nosso corpo funcionando adequadamente. Os benéficos são aqueles que consumimos em quantidades moderadas e que são usados na fabricação de diversos alimentos.

Esses micro-organismos úteis são responsáveis pelo processo de fermentação de queijos, iogurte, pães, bolos, vinhos, cervejas entre outros, colocando ao nosso alcance um número maior de alimentos saborosos e diferentes.

Existem também micro-organismos usados na fabricação de remédios, que favorecem o tratamento de algumas doenças.

A preservação dos alimentos é uma ciência importante para a sociedade e para o mercado de produção. É fundamental que os profissionais de saúde atuem diretamente na qualidade do alimento, desde o início de sua cadeia industrial/produtivas, para evitar riscos à saúde de todos.

Referências

Cartilha de Noções Básicas de Microbiologia e parasitologia para Manipuladores de Alimentos. Coleção “Olho Vivo na Qualidade”. Friuli Consutlroa e Serviços Técnicos S/C Ltda.

https://www.posuscs.com.br/microbiologia-de-alimentos/noticia/2283