Por Marília Fernandes e Maria Clara Leite
O termo a granel refere-se a produtos que são vendidos fracionados e fora das embalagens comerciais, geralmente em estabelecimentos como feiras e lojas especializadas em vendas à granel. Os produtos comercializados dessa forma são principalmente cereais, grãos, farinhas, temperos, chás, frutas desidratadas, castanhas, entre outros.
Ao escolher um produto à granel você adquire somente a quantidade que precisa do produto, evitando desperdícios e, além disso, geralmente produtos vendidos nessa categoria tem um valor mais acessível.
Por estarem mais expostos e serem amplamente manipulados os produtos à granel possuem um maior risco de contaminação, consequentemente aumentando os riscos à saúde do consumidor. Por isso é de extrema importância manipulá-los de maneira correta a fim de minimizar os riscos de contaminação.
Para garantir a manipulação correta primeiramente os estabelecimentos que trabalham com essa categoria devem estar atentos às normas e regulamentos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com relação às boas práticas de manipulação, além de manter o ambiente sempre organizado e limpo.
É importante manter o alimento em recipiente de material sanitário e de fácil higienização (plástico, inox, entre outros), mantendo o recipiente sempre fechado, protegido de raios solares e distante do piso, de preferência em bancadas ou prateleiras.
Além dos cuidados acima citados, os colaboradores devem se atentar a correta manipulação do alimento ao porcioná-lo, seguindo as orientações abaixo:
– Realizar a lavagem das mãos de forma constante e principalmente antes de entrar em contato com os alimentos;
– Não utilizar adornos, esmalte, barba ou maquiagem;
– Utilizar toucas descartáveis nos cabelos e luvas descartáveis nas mãos;
– Ao abrir o alimento para porcionar o manipulador não deve ficar conversando, rindo, tossindo ou espirrando em cima dos alimentos;
– Utilizar sempre um utensílio para pegar o alimento e nunca manter o utensílio fechado dentro do recipiente em que está o alimento;
– Ao esvaziar o recipiente sempre higienizá-lo antes de abastecer com o novo alimento.
A rotulagem de produtos à granel não é obrigatória, sendo assim os recipientes devem possuir etiquetas de identificação adequada com, no mínimo, a denominação de venda, marca, lote, data de abertura e validade do produto.
Para um acompanhamento mais próximo e mais informações sobre boas práticas na manipulação de produtos à granel, entre em contato com a Qualinut e conheça mais sobre a assessoria completa e especializada em segurança alimentar.