Por Su Wenji

Alimentação é uma necessidade fisiológica diária fundamental para a manutenção do organismo e o bem-estar do corpo. Entretanto, para que tenhamos resultados de saúde ainda melhores, não devemos nos alimentar com monotonia, ou seja, comer sempre os mesmos alimentos. O ideal é estimular o paladar, experimentar novos sabores e diversificar ao máximo os pratos do dia a dia.

Uma refeição atrativa e saborosa é aquela que tem uma boa apresentação, com várias cores, texturas e aromas. É a combinação desses fatores que nós somos estimulados a sensação de fome e prazer em comer. Além disso, um prato colorido é tradicionalmente conhecido como sinônimo de saúde e alimentação saudável. E você sabe por quê?

Porque as cores dos alimentos dizem muito sobre as suas propriedades nutricionais e seus efeitos na saúde. Geralmente, os alimentos frescos in natura como frutas, legumes e verduras são riquíssimos em micronutrientes como vitaminas e minerais com ação vital para o bom funcionamento das atividades metabólicas e fisiológicas. Além disso, as cores que trazem naturalmente em si também dizem muito sobre elas. Ou seja, cada cor representa um grupo de compostos conhecidos de fitoquímicos, com propriedades nutricionais diferentes e benéficas à saúde e prevenção de doenças.

No entanto, essa regra não é válida para os alimentos processados e ultra processados, cujos quais além de possuírem frescor, são geralmente coloridos artificialmente com corantes diversos e industrializados e que não possuem as propriedades nutricionais dos fitoquímicos naturalmente presentes nos alimentos.

Confira os grupos de cores dos alimentos, seus respectivos fitoquímicos e efeitos para a saúde na tabela e faça refeições mais saudáveis! Quanto mais variada for a alimentação, mais colorida ela será e mais benefícios nutricionais e ganhos em saúde teremos, pois estaremos ingerindo mais nutrientes diferentes com ações diversas sobre o corpo! Para que esses efeitos sejam ainda mais completos, busque introduzir na sua alimentação todos os grupos alimentares: cereais, tubérculos, leguminosas, carnes, aves, ovos, frutas, legumes, verduras, oleaginosas e gorduras. Evite restrições alimentares sem prescrição de especialista, procure um nutricionista!

Alimentos brancos: Possuem flavonoides com ação sobre o sistema imunológico, além de favorecer a renovação celular, prevenção de tumores e colaborar na manutenção e formação dos ossos.

Exemplos: aipim, aipo, alho, alho-poró, banana, batata baroa branca, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, endívia, graviola, inhame, nabo, pêra.

Alimentos vermelhos: Possuem licopeno e antocianinas com ação antioxidantes e anti-inflamatória. Importantes para a saúde cardíaca, músculos e sistema nervoso, além da prevenção contra o câncer.

Exemplos: acerola, cereja, goiaba vermelha, maçã, melancia, morango, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, tomate e uva vermelha.

Alimentos amarelos e laranjas: Possuem betacaroteno, um tipo de carotenóide que dá origem à vitamina A, importante para a saúde do coração, dos olhos, da pele e do sistema imunológico.

Exemplos: abacaxi, abóbora, batata baroa, batata doce, batata inglesa, caju, caqui, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá, mexerica, milho, pêssego, pimentão amarelo e tangerina.

Alimentos arroxeados, azulados e pretos: Apresentam antocianinas com benefícios cardiovasculares e proteção contra o câncer, devido a sua ação antioxidantes antioxidantes que combatem os radicais livres.

Exemplos: alface roxa, ameixa preta, amora, azeitona preta, batata roxa, berinjela, beterraba, cebola roxa, framboesa, jabuticaba, repolho roxo e uva roxa.

Alimentos verdes: Possuem clorofila, um pigmento antioxidante. Também são fontes de ferro, fósforo, cálcio e fibras, fundamentais para prevenção da anemia, saúde óssea, regulação intestinal e prevenção de diabetes, hipercolesterolemia e câncer.

Exemplos: abacate, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, salsa, couve, chuchu, jiló, kiwi, limão, maxixe, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, uva verde e vagem.

Alimentos bege e marrons: possuem vitaminas, minerais, fibras que contribuem para o funcionamento regular do intestino, propriedades antioxidantes e imunológicas.

Exemplos: cereais integrais e nas leguminosas.