Por Stefanny Barbosa

Com a publicação da nova rotulagem nutricional de alimentos, a principal novidade trazida foi a rotulagem nutricional frontal, também conhecida como FOP (Front-of-Package) ou Lupa, que é uma sinalização no painel principal sinalizando ao consumidor que o produto contém altos teores de sódio, açúcares adicionados e/ou gorduras saturadas.

Embora aqui no Brasil isso tenha sido novidade, já existem outros países que utilizam essas sinalizações, como no Chile, que por meio de octógonos pretos, sinaliza em seus rótulos quando os alimentos tem altos teores de sódio, açúcar, gordura saturada e/ou calorias. O modelo de octógonos utilizado no Chile é também utilizado em outros países como Uruguai, México, Peru e Argentina. Já no Brasil, embora tenham sido avaliados uma série de modelos de rotulagem frontal, foi adotado o modelo de lupas.

Essa tendência de sinalizar ao consumidor, de forma clara e ostensiva, as características nutricionais dos produtos industrializados, vem de encontro ao aumento significativo de doenças crônicas não transmissíveis que estão intimamente ligadas à dieta, sobretudo ao alto consumo de gorduras, açúcares e sódio. Para o consumidor, é essencial que as informações nutricionais dos produtos estejam claras e de fácil acesso, por isso a mudança da legislação é vantajosa ao consumidor, ao passo que padroniza a apresentação das informações e encontra uma forma visualmente clara para o consumidor, de forma que este possa fazer escolhas alimentares mais conscientes.

Já do ponto de vista das indústrias, muitos produtos serão classificados com a lupa de alto teor, seja de sódio, açúcares adicionados ou gorduras saturadas, e como essa informação pode ser interpretada como “ponto negativo” do produto, a legislação estimula a indústria a reformular seus produtos, avaliando alternativas para melhorar o perfil nutricional.

Quando falamos da rotulagem de alimentos estamos falando de saúde e segurança dos consumidores. A rotulagem é a principal forma de comunicação da indústria aos consumidores, em relação aos produtos comercializados, então é essencial que essa comunicação seja clara e transparente. O foco central da rotulagem é normatizar e padronizar as informações, de forma que o consumidor possa escolher, de forma segura e consciente, o que leva pra casa e oferta para sua família.

Referências https://www.cartacapital.com.br/sociedade/experiencias-na-america-latina-mostram-beneficios-da-rotulagem-nutricional-frontal/