Por Nathalia Beserra

Uma ida rápida em qualquer mercado nos faz encontrar uma gama dos mais variados produtos: pães, biscoitos, bebidas geladas, misturas prontas, laticínios e outras dezenas de alternativas. Mas você já se perguntou como todos esses produtos chegam até os mercados, e depois, à sua casa? Principalmente, com a segurança alimentar garantida? Pois é aí que entram as embalagens!

            Todos nós sabemos que a disponibilidade e diversidade de alimentos é importante para o cliente final, mas para que os produtos cheguem a ele, é importante ressaltar a importância das embalagens. Além de proteger o produto, as embalagens são responsáveis por trazer informações sobre o mesmo, facilitar o transporte e ainda podem promover o produto. A logística e venda do produto é completamente ordenada de acordo com o seu tipo de embalagem.

            A embalagem traz consigo um enorme poder de comunicação com o consumidor, e com isso, as empresas buscam cada vez mais aumentar associações positivas à sua marca; através de frases positivas estampadas no rótulo, embalagens diferenciadas que trazem maior praticidade, tecnologias inovadoras ou alegação de nutrientes que levem o público a consumir por optar por uma alimentação mais saudável.

            As embalagens têm o poder de conservar e conferir a qualidade e segurança dos alimentos, pois atuam como barreiras contra agentes químicos, físicos e microbiológicos. Os produtos podem ter um aumento de sua vida de prateleira, sem ter suas características sensoriais alteradas se conservados de forma adequada, conforme o orientado em sua embalagem. Depois de aberto, podem durar mais alguns dias seguindo as mesmas recomendações.

            Por isso tudo, podemos ter a certeza de que uma embalagem não é só uma embalagem, e sim, um conjunto de informações, estratégias, proteções e tecnologias. Cada embalagem tem sua particularidade, que é de extrema importância para que cada produto seja assegurado de qualidade e segurança ao consumidor.

Referências

http://ric-cps.eastus2.cloudapp.azure.com/handle/123456789/1013

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7710/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20LCE%20-%20Final.protected.pdf

https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0038-1674665